Amigos do Crivella

MINISTRO DA PESCA PARTICIPA DO 11º SEMINÁRIO ESTADUAL DA AQUICULTURA

Deixe um comentário

Falta de assistência técnica efetiva e demora nas liberações de licenças ambientais são principais cobranças dos profissionais da pesca no 11º Seminário Estadual da Aqüicultura.

Na última segunda-feira (9), o Ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, veio a Londrina participar do 11º Seminário Estadual da Aquicultura, organizado pelo Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). Com o tema “Renda e Qualidade de Vida Para Quem Produz e Saúde Para Quem Consome”, o Seminário faz parte dos eventos promovidos pela Via Rural Emater 2012, também conhecida como Fazendinha, uma das atrações da ExpoLondrina 2012.

A falta de assistência técnica aos produtores paranaenses e a demora na liberação de licenças ambientais foram as principais questões abordadas durante o evento. O ministro destacou que faltam pesquisas na área que ofereçam seguridade aos produtores. “Enviamos um milhão de reais para serem usados na assistência técnica aos produtores”, acrescentou Marcelo Crivella, sobre os recursos governamentais destinados à aquicultura.

Embora o Paraná se destaque na produção pesqueira, como na bacia do Paranapanema que produz 300 mil toneladas, essa realidade não é totalitária no Estado. A lei permite a utilização de apenas um por cento da área ambiental. O Ministro da Pesca concorda com os atuantes na área em relação à quantidade de exploração ambiental permitida, considerada por Crivela insuficiente. “Um por cento dos parques aqüíferos é muito pouco. Nossos produtores estão trabalhando de forma acanhada diante de uma estrutura do Estado”, comenta.

O presidente da Associação Norte Paranaense de Aquicultores (Anpaqui), Marcos Roberto Moreno, vê no evento uma esperança nos casos de licenças e capacitações técnicas. “A situação de comércio e produção é satisfatória. O que falta é certificação. Somos uma atividade não regularizada o que não nos dá segurança. Espero que depois dessas reivindicações isso mude”, diz Moreno.

 Fonte: Circulando Rural

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s