Amigos do Crivella

Itaguaí: Vereadores elogiam criação da Sub-Secretaria de Pesca

Deixe um comentário


Decisão do prefeito Charlinho, votada pelo Legislativo, pode trazer benefício federal para o setor pesqueiro da região, e pedido já foi encaminhado a ministro.

A criação do cargo de sub-secretário de Pesca, dentro da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, foi considerada muito importante, e elogiada pelos vereadores durante a Sessão Plenária realizada na terça-feira passada. A Lei 2.308, criando o cargo, aprovada em votação plenária e sancionada pelo prefeito Carlo Busatto Júnior, Charlinho, teve pareceres favoráveis dos relatores das comissões CCJ (Costituição e Justiça) e de Finanças e Orçamento, vereadores Lenilson Paes Rangel e Roberto Lúcio Guimarães, Robertinho.

O vereador Nizan Cesar considerou a decisão um grande “efeito político”, já que o Rio de Janeiro está representado a frente do Ministério da Pesca, pelo senador Marcello Crivela.

“Ainda nos resta um litoral grande e grupos de pescadores que precisam ser beneficiados.

O nosso litoral passa por um processo de industrialização e construção de portos, incluindo o estaleiro da Marinha do Brasil para a construção de um submarino nuclear”, salienta o parlamentar, acrescentando que o município tendo um órgão específico para o setor pesqueiro, e a presença de Crivela como ministro da Pesca, terá a chance de conquistar um dos 44 Centros Integrados de Pesca Artesanal (Cipar), que estão previstos para o país.

Nizan adiantou que o pedido nesse sentido foi encaminhado ao ministro Crivela, e entregue pessoalmente, tomando como base o Cipar que será construído em Niterói, e que custará cerca de R$ 14 milhões. Na avaliação do vereador, o Cipar de Itaguaí poderia ser construído em Coroa Grande. A infraestrutura de um Centro como esse, conta com a construção de estaleiro para pequenas embarcações, cais pesqueiro, frigorífico, fábrica de gelo e até transporte por caminhões próprios, adquiridos pelo projeto.

“Com a criação da Sub-Secretaria de Pesca, com certeza conseguiremos o Cipar”, acredita Nizan, em discurso proferido em plenário da Câmara.

 

População Convocada

Alternando a presidência da Sessão Plenária, substituindo o presidênte da Câmara, Jorginho Charlinho, que representava o Legislativo de Itaguaí e evento oficial, e o vice-presidente, vereador Silas Cabral,  que também estava exercendo função fora da Casa, o vereador Carlos Kiffer fez questão de ir à tribuna para elogiar a decisão do prefeito Charlinho. “Isto fortalece a área do Meio Ambiente, e espero ter neste cargo uma pessoa que engrandeça a função”, ressalta o parlamentar.

Kiffer chamou atenção para o fato de que a criação da Sub-Secretaria está chegando, exatamente, num momento em que haverá Audiência Pública sobre o Superporto Sudeste, na próxima segunda-feira, às 19 horas, na Câmara de Itaguaí.

O objetivo é tratar da ampliação do porto, instalado na Ilha da Madeira, e que pertence a MMX, do empresário Eike Batista.

Fonte: Câmara Municipal de Itaguaí

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s