Amigos do Crivella

MPA apoia CERAQUA Parnaíba, um dos principais centros de pesquisa de pescado do Brasil

Deixe um comentário

O Brasil tem um litoral extenso e apropriado à produção aquícola. No entanto, para explorar este potencial o País precisa desenvolver pesquisas e tecnologias sobre as espécies marinhas e estuarinas adequadas às suas condições naturais. Um marco importante para isto é a entrada em operação do Centro de Referência em Aquicultura e Recursos Pesqueiros do Parnaíba (CERAQUA Parnaíba), na praia da Pedra do Sal, em Parnaíba, no Piauí. O centro inicia as suas atividades a partir de um acordo de cooperação entre o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), a Codevasf e o Governo do estado, através da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Piaui. 

Imagem 292peq

Contando com uma das mais modernas infraestruturas instaladas no País para o desenvolvimento e a transferência de tecnologias na área, o CERAQUA foi construído com recursos do Governo Federal, através da Codevasf, e do governo estadual.

O recurso investido pelo MPA é  aplicado na manutenção física e na segurança de prédios, laboratórios, equipamentos e estruturas de viveiros. São ao todo três laboratórios voltados para Nutrição, Recursos Pesqueiros e Melhoramento Genético, respectivamente com área de 146,81 m², 48,45 m², e 532,60 m². Também integram o complexo um tanque de decantação de 0,75 ha, dois viveiros de 0,50 ha e 12 viveiros de 0,10ha.  

 

 

Imagem 293peq

Pesquisa de ponta

O CERAQUA Parnaíba contribuirá para a modernização das cadeias produtivas, promovendo avanços científicos e tecnológicos, sanitários e ambientais. Além de agregar valor a produtos nacionais, as iniciativas do centro permitirão o desenvolvimento de conhecimentos, tecnologias e processos importantes para a superação de desequilíbrios nacionais e o uso eficiente dos recursos naturais da região Meio-Norte, faixa de transição entre a Amazônia e o Sertão nordestino. 

 

Fonte: MPA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s