Amigos do Crivella

Crivella: Vamos fazer com as águas o que não conseguimos fazer com a terra

Deixe um comentário

Do R7

Daia Oliver/R7 Ministro diz que produção de pescado no País pode quadruplicar em 2 anos

O ministro da pesca, Marcelo Crivella (PRB), comparou nesta quarta-feira (12) o plano do governo federal de incentivar a produção de pescado no País, o Plano Safra da Pesca, à reforma agrária. Segundo ele, a inclusão social e a distribuição de renda serão possíveis com o oferecimento de crédito ao pequeno produtor.

— Estamos tendo com as águas uma oportunidade de fazer o que nós não conseguimos fazer com a terra no Brasil. A reforma agrária é muito difícil porque sempre foi sangrenta. Agora com as águas da União, nós podemos fazer lotes aquícolas, para os que quiserem produzir pescado. Assim, nós fazemos a inclusão social, a distribuição de renda e a distribuição de alimentos para garantir a segurança alimentar do nosso povo.

A previsão do programa, lançado no final de outubro, é investir cerca de R$ 4,1 bilhões no setor até 2014. Segundo Crivella, a produção do pescado, que hoje é de 500 mil toneladas, deve chegar a 2 milhões de toneladas nos próximos dois anos.

— O Brasil tem hoje um paradoxo: a gente é o País que tem mais água doce no mundo e a nossa produção de peixe é muito pequena. A ideia é dar condições para que surjam novos atores na produção de peixe de cultivo.

O ministro ressaltou as condições especiais que o plano prevê para o micro produtor, que poderá pegar um empréstimo de até R$ 2.500 com até dois anos para pagar. Quem acertar em dia, tem um desconte de 25% no valor da parcela.

Ainda em referência à capacidade de crescimento no setor de que ao País dispõe — sobretudo com a exploração dos rios e dos lagos das hidrelétricas — Crivella citou uma projeção feita pela FAO (agência da ONU responsável pela agricultura e segurança alimentar).

— Técnicos da FAO afirmaram que o Brasil pode e deve produzir 20 milhões de toneladas de peixe de maneira sustentável por ano.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s