Amigos do Crivella

Ministro e comitiva de técnicos em sanidade visitam fábricas de “langostino” na Argentina

Deixe um comentário

20130114-161137.jpg

Com o intuito de dar continuidade ao acordo celebrado entre Brasil e Argentina que prevê a exportação do “langostino” para o Brasil, o ministro Marcelo Crivella, da Pesca e Aquicultura visitou, na última quinta-feira (10), três fábricas do pescado na Província de Chubut, Sul da País.

“Essa viagem é um dos passos para a importação do “langostino” argentino para o Brasil. Nossa comitiva é composta por técnicos em sanidade aquícola e pesqueira que verificaram como a espécie é pescada, processada, e exportada. Eles apresentarão os relatórios que mostrarão se há padrões aceitáveis de tecnologia e sanidade”, afirmou o ministro Crivella.

Acompanharam o ministro os técnicos em sanidade pesqueira do MPA, Eduardo Cunha e Marina Delphino, que analisaram também os processos de garantias do serviço veterinário oficial argentino e inclusive em relação à rastreabilidade do langostino; o ministro da Agricultura, Pecuária e Pesca da Argentina, Norberto Yaguar; o subsecretário argentino de Pesca e Aquicultura, Nestor Bustamante; o conselheiro agrícola da Embaixada Argentina em Brasília, Fernando Luis Urbani, e da parte do Brasil os secretários do MPA, Eloy de Souza (Infraestrutura e Fomento) e Maria Fernanda Nince Ferreira (Planejamento e Ordenamento da Aquicultura) e a assessora Internacional, Lúcia Maierá.

Saiba mais:

No mês passado, o MPA finalizou a Análise de Risco de Importação do “langostino”, que avaliou a possibilidade da introdução e de disseminação de doenças em animais aquáticos do Brasil por meio da importação da espécie da pesca extrativa. O estudo técnico foi revisado e validado por epidemiologistas veterinários da Universidade de São Paulo. Após essa análise foi constatado que o “langostino” argentino não oferece riscos sanitários à biodiversidade nacional e à carcinicultura brasileira.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s