Amigos do Crivella

Crivella visita polo pesqueiro da barragem de Três Marias

Deixe um comentário

crivella_kenedy

O ministro Marcelo Crivella, da Pesca e Aquicultura, conheceu na manhã desta segunda-feira (11) , na região central de Minas Gerais, no Alto São Francisco, um dos principais polos de piscicultura do estado, que já produz 2 mil toneladas de pescado por ano, sobretudo tilápia, em 1,7 mil tanques-rede (gaiolas) em braços do reservatório de Três Marias.

O pólo congrega empresas e entidades de toda a cadeia do pescado e por isso é considerado um Arranjo Produtivo Local (APL) pela Codevasf- Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba – e pelo MPA, que têm trabalhado em parceria para fortalecer o arranjo.

Após uma curta passagem por Três Marias, onde foi recepcionado pelo prefeito Vicente Rezende, o ministro Crivella se dirigiu em comitiva até a cidade de Morada Nova de Minas, a 280 Km de Belo Horizonte, que é conhecida tanto pela sua produção pesqueira como por ter gás para exploração em escala comercial.

Acompanhado de José Augusto de Carvalho, diretor da Área de Revitalização das Bacias Hidrográficas da Codevasf, de Adilmar Rodrigues, superintendente regional da Codevasf em Minas Gerais, e do prefeito de Morada Nova de Minas, Walter Francisco Moura, entre outras autoridades, o ministro Marcelo Crivella visitou uma unidade de produção de alevinos de tilápia (MultiFish), que se prepara para produzir 3 milhões de alevinos por mês,  e a COOPEIXE – Cooperativa dos Piscicultores do Alto e Médio São Francisco -,que administra uma Unidade de Beneficiamento de Pescado (UBP), com capacidade de processar duas toneladas de pescado por dia. Na prefeitura de Morada Nova de Minas, Marcelo Crivella se comprometeu com Walter Moura a disponibilizar ao município um caminhão frigorífico, um caminhão para transporte de peixe vivo e ainda uma fábrica para produção de farinha de peixe.

Quase toda a produção do polo de piscicultura, que mobiliza 200 produtores familiares, é comercializada no Estado, inclusive para atender a demanda de escolas públicas da região. Além de Três Marias e Morada Nova de Minas integram o polo pesqueiro os municípios de Felixlândia, Paineiras, Abaeté, São Gonçalo do Abaeté e Pompéu.

A produção de pescado regional deve ser ampliada fortemente nos próximos anos. O MPA implanta cinco parques aquícolas no reservatório de Três Marias, com estimativa de produção de 55 mil toneladas de pescado por ano.

 

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s