Amigos do Crivella

@MCrivella – Prestação de contas do Ministério da Pesca e Aquicultura durante o primeiro ano de gestão do Ministro Marcelo Crivella.

Deixe um comentário

O lançamento do Plano Safra foi um dos grandes marcos da gestão de Crivella.
A medida destina R$ 4,1 bilhões em crédito e investimentos para o setor e visa ampliar a produção de pescados para 2 milhões de toneladas até 2014. O plano prevê também assistência técnica, renovação da frota pesqueira nacional, apoio às comunidades pesqueiras e investimentos em desenvolvimento científico e tecnológico.

Em outra frente, mais de um milhão de pescadores profissionais do Brasil estão recebendo este ano uma nova carteira profissional, com tecnologia que simplifica a vida do pescador e facilita a fiscalização e o combate à falsificação. Outra iniciativa importante foi a liberação da espécie tambaqui para ser criada em gaiolas em grandes reservatórios de hidrelétrica na bacia do rio Tocantins. A aquicultura se fortaleceu ainda com a consolidação do primeiro parque aquícola marinho nacional, em Santa Catarina.

Além disso, o MPA entregou 474 escavadeiras hidráulicas para a abertura de tanques voltados para a criação de peixes, o que vai permitir aos pescadores o desenvolvimento da aquicultura familiar local. Mais de 8.900 famílias foram beneficiadas ano passado. Neste ano, os números ultrapassam 25.200 beneficiados. Com isso, a produção de pescado passou de 44.640, em 2012, para 126.000, em 2013.

A questão do licenciamento ambiental, um dos maiores entraves para o desenvolvimento da aquicultura, também está sendo enfrentada pelo Ministério, com a colaboração de outros órgãos do governo federal, bem como dos estados e municípios. Diversos estados já adotam legislações mais favoráveis à atividade.
Crivella destacou também a preocupação do deputado federal Vitor Paulo para com os pescadores. “Vitor Paulo está empenhado na questão da pesca e sempre tem caminhado em defesa do pescador brasileiro. O parlamentar destinou R$ 5 milhões de suas emendas para beneficiar o setor no Estado do Rio de Janeiro”, declarou.

O evento foi realizado no auditório do MPA, em Brasília, e contou com a presença do deputado federal George Hilton (PRB/MG), Senador Eduardo Lopes (PRB/RJ), deputado distrital Evandro Garla (PRB), presidente da Confederação Nacional de Pesca e Aquicultura, Abraão Lincoln, e do presidente da Federação dos Pescadores do Estado do Rio de Janeiro, José Maria Pulgas, além de vários representantes do segmento.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s