Amigos do Crivella

Rede Record é homenageada pelos seus 60 anos em sessão solene do Congresso Nacional

Deixe um comentário

Da esquerda para a direita: Marcio Novaes, diretor corporativo da Rede Record; senador Eduardo Lopes (PRB-RJ); Luiz Claudio Costa, presidente da Rede Record; Henrique Alves, presidente da Câmara dos Deputados; Renan Calheiros, presidente do Senado e do Congresso Nacional; Alexandre Padilha, ministro da Saúde; senador Vital do Rêgo (PMDB-PB); Marcos Pereira, presidente nacional do PRB; Marcelo Crivella, ministro da Pesca; e senador Gim Argello (PTB-DF) Gerdan Wesley/R7

A Rede Record de Televisão foi homenageada nesta terça-feira (24) pelos 60 anos de fundação em sessão solene no Congresso Nacional. A data exata da criação da emissora é a próxima sexta-feira, dia 27 de setembro. A proposta da homenagem partiu do senador Eduardo Lopes (PRB-RJ) e do deputado federal Antonio Bulhões (PRB-SP). O objetivo é celebrar as seis décadas de lutas, dedicação e sucesso da TV mais antiga em operação do País.  

Participam da solenidade o presidente da Rede Record de Televisão, Luiz Claudio Costa, e, representando a emissora, o jornalista e apresentador do Jornal da Record, Celso Freitas, e os atores Ângelo Paes Leme e Beth Goulart. Antes da sessão, o presidente da Record foi recebido pelo presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL).  

O presidente do Congresso disse que “não foi somente o futebol que se popularizou através da Rede Record, mas os grandes festivais de música”. De acordo com Renan Calheiros, “a iniciativa da Record mudou o cenário musical do nosso País”.

— Nos anos 90, a mudança do controle alavancou a emissora, elegendo o jornalismo como carro-chefe. A emissora foi imprescindível para a riqueza da nossa diversidade cultural.

O encontro contou ainda com a presença do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), do senador Gim Argello (PT-DF), do deputado Marco Maia (PT-RS) e dos ministros da Pesca, Marcelo Crivella, e da Saúde, Alexandre Padilha. O presidente da Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão), Daniel Pimentel Slaviero, também acompanhou a cerimônia.

O presidente da Câmara lembrou de programas e festivais de música que marcaram a história da Rede Record e os mais recentes avanços tecnológicos e prêmios recebidos pela emissora.

— Mesmo com a dificuldade de transmissão [no início], a Record conseguiu imprimir a alta qualidade cultural que veio caracterizá-la mais tarde. Hoje é uma rede próspera e em franca expansão. A Record tem uma belíssima história de vida. Em seis décadas de existência a Record marcou o nome na história da cultura nacional.

Ao fim do discurso, Alves pediu uma calorosa salva de palmas ao plenário pela história da Record.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, também prestigiou a solenidade. Segundo ele, a TV Record proporcionou momentos muito marcantes na infância dele.

— Eu tenho da Record algumas imagens muito positivas da minha infância, porque foi a primeira emissora a dar prioridade para o esporte. […] A Record tem uma contribuição social muito forte por causa da sintonia com a realidade do povo. É uma emissora que buscar colocar na TV a opinião e a imagem de pessoas que, às vezes, são excluídas do nosso País.

História

A TV Record deu início às transmissões em 27 de setembro de 1953 com um programa musical. Mas a emissora foi além e investiu em esporte, entretenimento e notícias, sendo a  única emissora a transmitir ao vivo a festa de inauguração de Brasília, em 1960.  

Desde 1990, a emissora é comandada pelo bispo Edir Macedo, que assumiu o controle acionário da TV, que passou a se chamar Rede Record de Televisão.  

A nova fase marcou a formação de uma rede nacional de emissoras e a ampliação da grade de programação, com a criação do REC 9 – estúdio de gravação de novelas, a Record News e o Portal de Notícias da Record, o R7.  

A Record tem 107 emissoras afiliadas no País e tem o sinal transmitido para mais de 150 países.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s