Amigos do Crivella

Congresso de biotecnologia algal ganha apoio do Ministério da Pesca e Aquicultura

Deixe um comentário

Congresso de biotecnologia (Foto: Divulgação/MPA)

Congresso de biotecnologia (Foto: Divulgação/MPA)

O ministro Marcelo Crivella (Pesca e Aquicultura) anunciou hoje, 16/11,  apoio à realização do 4º Congresso Latino Americano de Biotecnologia Algal e 4º Workshop da Rede Algas, que será realizado em Florianópolis, na próxima semana, entre os dias 18 e 23. O Ministério da Pesca e Aquicultura garantiu descentralização de R$ 150 mil, proveniente de emenda parlamentar do deputado federal Esperidião Amin (PP-SC), em favor da Universidade Federal de Santa Catarina. O termo de cooperação e o plano de trabalho foram assinados hoje, em Brasília, pelo ministro e pela reitora da instituição, Roselane Neckel.

Crivella disse que o investimento do ministério em ciência e tecnologia visa sustentar o desenvolvimento da cadeia produtiva da aquicultura. “Com o crescimento previsto da nossa produção temos que apoiar as iniciativas de pesquisa e as novas tecnologias, visando prevenir o aparecimento de doenças e outros problemas de sustentabilidade que já ocorreram quando do desenvolvimento de outras culturas”, declarou.

As algas tem aplicação na indústria alimentícia, nos cosméticos e na indústria farmacêutica. No Brasil ainda há poucas iniciativas de cultivo e um grande potencial a ser explorado, assim como nas demais áreas da aquicultura. Santa Catarina é líder nacional em maricultura (cultivo de ostras e mexilhões) e mantém, com o apoio do MPA, grande de parte das pesquisas de biossegurança e defesa sanitária em andamento nesta área no País.

Cerca de 500 congressistas, de diferentes países, estão sendo esperados em Florianópolis para o congresso de biotecnologia.

Conforme a reitora da Ufsc,  o evento tratará de diferentes questões relacionadas à conservação da natureza, biodiversidade, uso sustentável e mercado de trabalho do setor. Além da Universidade, participam da organização do evento a Universidade Estadual de Santa Catarina, a Empresa de Pesquisa Agropecuária (Epagri) e o Instituto Federal de Santa Catarina.

Veja a programação do evento

http://clabaredealgas.ccb.ufsc.br/conteudos/programacao

Fonte: Portal Bragança

Com Informações do MPA.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s