Amigos do Crivella

Pará volta a ser o maior produtor de pescado do Brasil com quase 671 mil toneladas em 2013

Deixe um comentário

Na pesca artesanal e industrial existem mais de 80 espécies de peixes que são capturadas no Estado

Os dados estatísticos que mostram que o Pará é o maior produtor de pescado do Brasil, o que inclui pesca industrial, artesanal e piscicultura (peixe criado em cativeiro), foram entregues nesta quarta-feira, 8, pelo secretário estadual de Pesca e Aquicultura, André Pontes, e pela Superintendente Federal da Pesca no Pará, Nádia Hellen Gaia, ao ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, em Brasília.

O estudo foi feito pela Secretaria de Pesca e Aquicultura do Pará (Sepaq) em parceria com a Superintendência Federal da Pesca no Pará. No ano de 2013 o Pará totalizou a produção de 728.393,80 toneladas de pescado, sendo 670.961 da pesca artesanal (92,1%); 41.250 da pesca industrial (5,7%) e 16.182 da piscicultura (2,2%). O Estado ultrapassou Santa Catarina, que até 2012 estava no primeiro lugar do ranking da produção de pescado no país.

“Isso representa uma vitória para o Estado, pois vamos conseguir trazer mais recursos federais para o desenvolvimento da pesca e ampliar a parceria com o Ministério da Pesca e Aquicultura”, garante o gestor da Sepaq, André Pontes.

O ministro Marcelo Crivella colocou o ministério a disposição da Sepaq. “Uma das metas estabelecidas para 2014 é capacitar 4760 pessoas no Estado, gerando mão de obra técnica para o setor pesqueiro e aquícola do Pará”, disse Crivella.

A Sepaq e a Superintendência da Pesca também vão trabalhar juntas no Programa de Monitoramento e Estatística Pesqueira e Aquícola, que vai abranger os principais polos de produção do Estado em 2014. “Temos certeza que nossa produção é ainda maior. Para isso precisamos melhorar o levantamento de dados estatísticos no setor”, explica o secretário Estadual de Pesca e Aquicultura, André Pontes.

Dados do Relatório de Produção Pesqueira Anual do Pará apontam que existem hoje 275.000 pescadores cadastrados no Estado. Na pesca artesanal e industrial existem mais de 80 espécies de peixes que são capturadas no Estado. Já na piscicultura são 21 espécies que são produzidas em cativeiro no Pará.

Na pesca artesanal os maiores produtores são os municípios de Belém, Tucuruí, Abaetetuba, Curuçá, Monte Alegre, Oriximiná.

Na piscicultura os municípios que mais produziram em 2013 foram Benevides e Brejo Grande do Araguaia.

Agência Pará

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s