Amigos do Crivella

Crivella quer redução do peso carregado por trabalhadores

Deixe um comentário

De total dos brasileiros que se aposentam todo ano, 18% é por invalidez. Com o objetivo de reduzir acidentes e garantir melhores condições de trabalho, o senador Marcelo Crivella defende a redução do peso máximo que um trabalhador está obrigado a transportar individualmente. O Projeto de lei de sua autoria, n° 5743/2005, reduz dos atuais 60kg para 30kg esse peso. A proposta já foi aprovada no Senado e tramita na Câmara.

“Segundo o IBGE, o peso médio de um adulto brasileiro do sexo masculino é de 70 quilos. Portanto, é desumano obrigar que o trabalhador suporte, sem qualquer equipamento facilitador, até 60 quilos. Um simples carro de mão pode fazer a diferença entre a aposentadoria por tempo de serviço ou por invalidez. É inaceitável que se trate o trabalhador como animal de carga”, ressalta Crivella.

Estudos recentes na área da medicina do trabalho denunciam que a manutenção do peso estabelecido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), não condiz com as recomendações aprovadas há mais de 40 anos pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).

“E o pior, é que o trabalhador brasileiro é quem acaba tendo que pagar a conta por essa cruel aberração jurídica. Somente com aposentadorias por invalidez, o gasto é de cerca de R$ 60 bilhões, por ano. E isso sem falar nos prejuízos que essa prematura exclusão do mercado de trabalho causa as suas famílias”, denuncia o senador.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s