Amigos do Crivella

Em preparação para Novembro Azul, ações contra câncer de próstata serão votadas hoje

Deixe um comentário

novembroazul

O presidente do Senado, Renan Calheiros, anunciou que hoje abrirá ordem do dia especial para que seja votado o PLS 34/2005, que fortalece o Programa Nacional de Controle do Câncer de Próstata. De Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), o projeto altera a Lei 10.289/2001, que cria o programa, para incluir a capacitação de profissionais da saúde para avanços na prevenção e detecção do câncer de próstata.

O projeto altera para 50 anos a idade mínima da população masculina a ser beneficiada com exames de detecção precoce desse tipo de câncer. Na legislação atual, a idade mínima é de 40 anos. A alteração, segundo Valadares, atende melhor à faixa etária com maior incidência de câncer de próstata.

A sessão ordinária de hoje seria não deliberativa, sem votações. A pedido de Valadares, Renan concordou em fazer a votação simbólica do projeto, por acordo das lideranças, para que a aprovação ocorra antes de 3 de novembro. Nesse dia, o Congresso Nacional fará sessão especial para comemorar os 26 anos do Dia Nacional de Combate ao Câncer.

Na terça-feira, Ana Amélia (PP-RS) já havia falado a respeito do dia 3, que também marca o início da campanha Novembro Azul, que promove a conscientização a respeito do câncer de próstata — o ­equivalente ao Outubro Rosa, que se refere ao câncer de mama.

Como parte do Novembro Azul, o prédio do Congresso ficará iluminado de azul ­durante todo o mês.

Jornal do Senado

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s