Amigos do Crivella

Senador @MCrivella traça diagnóstico preocupante da economia fluminense

Deixe um comentário

Senador @MCrivella alerta para a crise atual da economia fluminense

Assista ao discurso em plenário:

“A crise começa a deixar de ser conjuntural para se tornar estrutural e, se ela não for detida e revertida, estaremos diante de um retrocesso histórico”. O diagnóstico é do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), ao traçar, nesta quarta-feira (8), um quadro da situação vivida pelo Brasil, a qual, em sua opinião, tem reflexos mais preocupantes no Rio de Janeiro. Ele disse que o momento só encontra paralelo na decadência da produção cafeeira em 1920, que deprimiu a economia durante décadas.

— Muitas regiões nunca mais se recuperaram, o que marcou profundamente a história econômica do Brasil, com a formação de uma gigantesca conurbação em torno da capital (na época, o Rio de Janeiro), onde se concentram nada menos do que 80% da população fluminense.

De acordo com Marcelo Crivella, os números disponíveis em todas as agências de governo desenham um quadro preocupante para seu estado, onde a crise econômica está se instalando muito mais rapidamente que na média nacional. De posse de dados do ministério do Trabalho, ele disse que, entre dezembro de 2014 e janeiro 2015, o Brasil perdeu 81.774 empregos com carteira assinada. Praticamente a metade dessas demissões, ou seja, 40.658, ocorreram no Rio de Janeiro, acrescentou ele.

O senador também disse que o maior declínio foi na construção civil do seu estado, onde as demissões equivaleram a 82% das demissões em todo o país. Também disse que o setor de serviços perdeu 11.658 postos de trabalho, enquanto o Brasil como um todo perdeu apenas 7.141.

Isso quer dizer — constatou ele — que o saldo de contratações no setor de serviços, no inicio de 2015, teria sido positivo no conjunto do país se as dificuldades no Rio de Janeiro não fossem tão expressivas.

Agência Senado

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s